quarta-feira, 21 de maio de 2008

12 Dicas de pintura para inicantes


  1. TINTAS - Com relação à qualidade, há dois tipos: profissional e amador. A tinta usada pelos profissionais tem cor mais intensa e viva, pois a densidade do pigmento é maior do que na tinta para amadores, que vem com excesso de óleo ou misturada com outros materiais, como o giz, e pigmentos de qualidade inferior. Mas a tinta para amadores é perfeitamente satisfatória e é possível investir numa maior variedade de cores.
    *Tinta a óleo
    A tinta a óleo é uma mistura de pigmento pulverizado e óleo de linhaça ou papoula. É uma massa espessa, da consistência da manteiga, e já vem pronta para o uso, embalada em tubos ou em pequenas latas. Mas você pode adicionar óleo de linhaça ou terebintina e torná-la mais diluída e fácil de espalhar. O óleo acrescenta brilho à tinta; o solvente tende a torná-la opaca. A grande vantagem da pintura a óleo é a flexibilidade, pois com a secagem lenta da tinta o pintor tem maior possibilidade de alterar e corrigir o seu trabalho.



  2. PINCÉIS
    - São suficientes 3 ou 4 pincéis, de boa qualidade, chatos, redondos e ovais chatos. Os pincéis de cerdas, feitos com pêlo de porco, são bem mais duros do que os de marta e absorvem maior quantidade de tinta. Pôr isso são melhores para espalhar a tinta em grandes áreas de tela. Para trabalhar os detalhes, é melhor usar um pincel tipo marta, redondo. Os de náilon também são aceitáveis, pôr sua resistência e facilidade de limpeza, mas com o tempo acabam se deformando.


  3. PALETA - Qualquer superfície pode servir como paleta, desde que seja impermeável e uniforme. As paletas clássicas, de madeira com orifício para o polegar, são encontradas em várias formas e tamanhos.


  4. SOLVENTES - A tinta a óleo é aplicada pura ou diluída em solvente. O tipo mais comum de solvente consiste numa mistura de óleo de linhaça e terebintina, em partes iguais. Desaconselha-se o uso de aguarrás (um derivado do petróleo), produto que pode reagir com as tintas.


  5. ESPÁTULA - Para misturar a tinta na paleta, removê-la ou aplicá-la pura à tela (esculpindo-a para obter uma textura vigorosa, chamado "impasto") será necessário uma espátula.


  6. SUPERFÍCIES PARA A PINTURA - As superfícies tradicionais para óleo são a tela e a madeira.As telas, em geral feitas de linho, juta ou lona de algodão, apresentam qualidades variadas. Existem dois tipos de trama: finas, para trabalhos detalhados e retratos; e grossas, para pinturas com tinta mais espessa. As de madeira são chapas do tipo duratex ou eucatex, impermeabilizadas com gesso acrílico.


  7. COMO TRABALHAR COM O ÓLEO - Alguns artistas usam carvão para um esboço preliminar, mas não se deve carregar no traço e antes de começar a pintura, deve-se retirar o excesso batendo um pano limpo na tela. O pincel n.º 2 e a tinta diluída com aguarrás também pode ser utilizado para esboçar os contornos, se errar, apaga-se molhando uma ponta de trapo em terebintina e esfregando no local a ser corrigido. Para cobrir a tela com pinceladas rápidas e ousadas, de textura rica, é só usar a tinta a óleo sem mistura.


  8. PREPARANDO A PALETA - Esprema um pouco de cada cor - o equivalente à superfície de uma pequena moeda - em volta da paleta e vá formando pequenos montinhos. Comece com o branco, em quantidade equivalente ao dobro das outras tintas, pois esta é a cor mais utilizada. Em seguida, vá dispondo as cores quentes ao longo de um lado, e as frias do outro. O centro da paleta deve ficar reservado às misturas, feitas com pincel e espátula. Não limpe os pincéis na terebintina usada para as misturas! Os vapores dos solventes podem ser prejudiciais à saúde, pôr isso trabalhe em local ventilado.


  9. COMECE PELOS ESCUROS E PELO FUNDO - Pinte primeiro os tons escuros e, a partir daí, os mais claros. As regiões escuras são mais facilmente identificadas e, uma vez pintadas, servem como referencial para os demais tons do quadro. A aplicação dos tons claros sobre os escuros dá a noção de volume e profundidade.


  10. AJUSTANDO AS CORES - Para chegar a uma proporção que lhe dê a cor ideal, proceda gradualmente e com cuidado. Ao invés de acrescentar um pouco de branco para clarear uma cor, experimente adicionar uma cor próxima. Pôr exemplo: misture o alaranjado ao vermelho, o azul claro ao azul escuro ou violeta, etc. São raras as obras realizadas com cores puras, o efeito pode ser desarmonioso e berrante. Mas é claro que há exceções.


  11. ECONOMIZE AS TINTAS - Fora do tubo, a tinta a óleo absorve oxigênio do ar, tornando-se seca e imprestável. É possível retardar esse processo cobrindo a paleta com um plástico para guardá-la ou utilizar como paleta uma caixa com tampa (Ex: caixa de fita de vídeo), e acrescentar uma gotinha de óleo de linhaça às tintas quando parar de usá-las, ajuda a ficarem úmidas mais tempo.


  12. A SECAGEM - Coloque seu trabalho para secar, em um local seguro, sem poeira e sem luz solar direta. Se quiser envernizá-lo, deve esperar pelo menos seis meses, pois o verniz pode se combinar quimicamente com as tintas, e se mais tarde ele amarelar ou perder a transparência, não há solução, pois ele torna-se irremovível.

SEJA MUITO BEM-VINDO (A)